Meditação e Compaixão na Vida Quotidiana

Olá e bem-vind@ ao blog da Medita! O lugar onde a Meditação e a Compaixão cultivam a expansão da Paz e a promoção da Saúde e do Bem-estar na Vida Quotidiana!

Sou a Mónica e graças à minha paixão pela dança, descobri a meditação por engano. Quando comecei a praticar, ainda não eram reconhecidos os benefícios que se sabe hoje serem atribuídos à meditação. Como resultado disso, uma amiga próxima, a quem tinha confidenciado que tinha começado a meditar, disse-me na altura: “Se algum dia me vires a meditar, interna-me”. Rimos as duas. Já nessa altura, sem eu saber, era esta a minha metáfora:

A minha liberdade começa, quando começa a liberdade do outro. – Paulo Oliveira

Depois de vários anos a meditar, senti este apelo de ajudar a levar a Medita e as práticas contemplativas para os espaços comuns do quotidiano. Desta forma, a minha intenção é desmistificar algumas ideias pré-concebidas que podem dificultar, ou mesmo impedir, a prática de meditação e da compaixão, que tanto nos podem servir no dia-a-dia. Acredito que neste espaço de contemplação reside a oportunidade de nos maravilharmos com a realidade. E, quando nos deixamos maravilhar, torna-se incontornável viver com harmonia, conexão e gratidão com o que nos rodeia. Simplesmente por existirmos.

 

O que pode encontrar na Medita: o que precisa para meditar

I have a great faith in a seed. Convince me that you have a seed there, and I am prepared to expect wonders. – Henry David Thoreau

Assim, começa o cuidar desta pequena semente, este espaço de pausa e de contemplação, onde poderá encontrar imensos recursos, como por exemplo:

  • Meditações guiadas;
  • Práticas informais para treinar a atenção e a compaixão no quotidiano;
  • Guias e dicas práticas que apoiam as práticas;
  • Libertadores de hábitos (se não conhece, vai adorar descobrir!);
  • Artigos para divulgar o que se vai publicando sobre as práticas contemplativas;
  • Cursos e Programas baseados no Mindfulness, tais como, Mindfulness para a Saúde e Bem-estar, Mindfulness para a Vida Quotidiana, Mindfulness para Mulheres, etc;
  • Aulas regulares.

 

Estamos em contacto

Acima de tudo, este é um espaço de partilha da nossa prática: o que corre bem e nos ajuda a estabelecer uma rotina, os desafios que nos ajudam a aprender e evoluir na meditação e contar algumas das histórias que nos inspiram (nossas e de outros meditadores).

E pode encontrar espaço, muito espaço… afinal aí reside a nossa escolha e um universo de possibilidades.

 

Muito obrigada por ler e a partilhar o seu tempo, a sua atenção.
De novo, bem-vind@ à Medita, será um imenso gosto conhecê-l@!

Entretanto, pode subscrever a newsletter em rodapé e acompanhe-nos nas redes sociais. Enviaremos um Guia prático sobre como começar a meditar, acompanhado de uma meditação guiada para começar agora mesmo. O que poderá ser mais fácil? Boas meditações!

Mónica, Medita – Meditação · Compaixão · Vida Quotidiana®